Navigation Menu

Sundance 2022 | You Won't Be Alone

 

Por Victoria Hope

Durante o século 19, em uma vila isolada nas montanhas da Macedônia, uma jovem garota é sequestrada e  transformada em uma bruxa por um espírito ancião. 'You Won't Be Alone' é o segundo longa do diretor Goran Stolevski e ganhou estreia nessa madrugada de sábado durante o Sundance, que acontece de forma online até o dia 30 de janeiro.

You Won't be alone é a mistura perfeita entre A Bruxa e Under the Skin, ao abordar tanto a temática sobrenatural e desconhecida com a filosofia do cotidiano, em um estudo sobre o que faz das pessoas, seres humanos e como seria se todos tivessem uma segunda chance de viver. 

Após o acordo com uma bruxa que aparentemente foi queimada pelo vilarejo, uma mãe necessitada promete que irá entregar sua filha Nevena para a anciã após a criança completar 16 anos, mas a bruxa não aceita, querendo a criança ainda bebê. A camponesa apenas faz essa troca em desespero, já que a bruxa se bastaria apenas com um pouco de sangue para se alimentar.

You Won't Be Alone/ Foto: Focus Pictures

O artifício da troca de peles é a metáfora perfeita para se colocar no lugar do outro, principalmente em relação a protagonista, que cresceu sem o amor de sua 'mãe', mas encontra no mundo fora da caverna onde esteve escondida por anos, compaixão, fé e amor.

Com uma fotografia belíssima, 'You Won't Be Alone' triunfa ao trazer uma mensagem despretensiosa, mas ao mesmo tempo sombria sobre redescobertas e  a importância de olhar o mundo ao seu redor. É pura poesia, adornada por belos cenários macedônicos. 

A inspiração nas lendas do folclore da Macedônia, onde bruxas caminhavam por aí trocando de aparência e raptavam crianças são parte do foco da trama, mas Goran subverte essas lendas, encontrando humanidade dentro dessa criatura que é tanto uma predadora quanto uma presa. Ora vivendo como uma mãe (Noomi Rapace), ou como um jovem garoto (Carolotto Cota), Neneva mantém sua inocência infantil conforme descobre cada vez mais sobre a humanidade. 

NOTA: 9/10 

0 comments: