Navigation Menu

Sundance 2022 | Night Bus (Short Film)

 

Por Victoria Hope

O grande vencedor do júri na categoria de Curta do Sundance, foi 'Night Bus', o curta de animação do diretor taiwanês  Joe Hsieh,  fazendo com que ele se tornasse o primeiro taiwanês a vencer um prêmio no Sundance Film Festival

Nesse thriller eletrizante de 20 minutos, acompanhamos cinco viajantes que pegam carona no último ônibus da noite para voltar para suas respectivas casas, mas tudo muda quando um roubo acontece a bordo e a verdadeira trama começa a se desenrolar. 

A tensão aumenta em cena conforme o andamento do curta prossegue e absolutamente nada prepara o público para a sucessão de reviravoltas que acontece na trama. A madame tem seu colar de pérolas roubado por um dos poucos passageiros e ao descobrir quem foi o suposto culpado, ordena que ele seja preso.

Enquanto a passageira 'rica' ordena que a classe trabalhadora, composta por dois mineradores no ônibus, ataquem o 'ladrão', o rapaz diz que não pegou nada e é inocente, mas mesmo assim, é violentamente atacado pela dupla de trabalhadores.

Mais do que apenas um thriller com cenas chocantes e muito sangrentas, "Night Bus" aborda temas como o carma e também a diferença de classes sociais, explorando a dinâmica da personagem aparentemente abastada para com os passageiros mais pobres, a dinâmica da esposa grávida que sofre violência doméstica e um dos casos mais chocantes que irá causar ainda outro plot twist: a violência contra animais.

A mixagem de som foi primordial para que o filme passasse a mensagem da forma mais apropriada para o público e a grande mensagem final tem muito a ver com o carma e como todos, uma hora ou outra, não importa a classe social, religião ou background, irão colher o que plantaram, tanto em vida quanto em suas mortes. 

 

NOTA: 9/10

0 comments: