Navigation Menu

Sundance 2022 | Huella (Short Film)

 

Por Victoria Hope

Abrindo as estreias de curtas nessa edição do Festival Sundance 2022, em Huella, quando a morte de uma avó libera uma maldição geracional, uma dançarina flamenca se vê obrigada a resignar seu cargo em um escritório ao ser forçada a passar por uma experiência dos cinco estados de luto através de uma visita de suas ancestrais femininas, que querem ajudá-la a quebrar o ciclo.

Quem faz parte de famílias latinas ou do eixo Espanha e Itália, sabem o quão importante é a vida das avós, que geralmente são matriarcas das famílias nessas sociedades e como o trauma geracional é um ciclo que precisa ser quebrado, mas que é algo extremamente difícil principalmente para mulheres, já que essa cultura é tão enraizada e passada de geração em geração.

O uso do terror para abordar justamente a influência do patriarcado na vida das mulheres e como elas carregam fardos da família por gerações, foi extremamente apropriado para abordar a temática, pois entendemos que o espírito da Abuela não queria acuar a jovem protagonista, mas sim, incentivá-la a se defender.

Huella / Foto: Sundance

Acompanhamos então a vida dessa jovem atendente virar de cabeça para baixo quando ela se vê vítima de uma maldição geracional. Ela passa a partir desse momento, a entender, mesmo contra a vontade, a necessidade de enfrentar seus medos e passar por esse período tão difícil.

Para olhos desacostumados, a rigidez da abuela é assustadora, mas novamente, para famílias onde o trauma impera, entende-se que essa forma de lidar com os netos, bisnetos e outros membros da família, é a única forma de mulheres traumatizadas lideram com essas questões familiares.

A dançarina se culpa por não ter conseguido passar os últimos momentos de vida da sua avó, ao lado dela e por não ter sido a pessoa que sua avó esperava que ela fosse. Toda essa expectativa e trauma que a protagonista carrega é quebrada quando ela percebe que nunca estará sozinha, seja na felicidade ou na dor, as mulheres da família sempre estarão ao lado dela.

NOTA: 10/10

0 comments: