Navigation Menu

Sundance 2022 | Maika

 31/05/2022

Por Victoria Hope

A perda de uma mãe é sempre muito difícil, para o jovem Hung de 8 anos, essa perda tem ainda mias impacto. Sempre 'no mundo da lua', garoto não tem a melhor relação do mundo com seu pai, sua melhor amiga está prestes a  se mudar para Saigon e para piorar, o proprietário do imóvel vive humilhando o pai de Hung, tentando despejá-lo do apartamento.

Sem muito o que fazer a não ser admirar o céu estrelado, num belo dia Hung nota uma estrela cadente lilás caindo dos céus e a partir desse dia, sua vida muda para sempre. Dirigido e escrito por Ham Tran, que já havia participado do Sundance em 2006 com seu filme 'Journey from the Fall', acompanhamos então a história desse garoto e sua jornada ao lado da excêntrica alienígena de cabelos roxos, Maika. 

Maika é inspirado em um programa infantil de tv da Czechoslovakia, de mesmo nome, lançada em 1978 e através de muitas cores e performances carismáticas do elenco infantil, essa produção com certeza irá agradar todas as idades, mas principalmente as crianças. 

Maika / Foto: Sundance

O filme é uma aventura que toca em temas como amizade, família e compaixão, mas mesmo com a temática um pouco mais infantil, o filme não deixa de toda em assuntos mais sensíveis como o luto, perdas e a necessidade de seguir em frente. 

E outro trunfo do longa, fica por conta de toda a questão e inspiração cultural, pois mesmo com toda a tecnologia mostrada no filme, ele ainda mantém as raízes ao mostrar as famílias e principalmente as crianças, honrando a cultura vietnamita através do compartilhamento de lendas clássicas da região e de celebrações culturais extremamente importantes. 

Maika não é um dos maiores títulos que pude conferir nesse ano do Sundance, mas definitivamente ficará marcado como um dos filmes mais fofos e que ao terminar, irá deixar todos com o coração quentinho e a vontade de dar um abraço apertado na família e nos amigos. 

NOTA: 8/10

0 comments: