Navigation Menu

Poc Con 2022 terá edição presencial em São Paulo. Inscrições começam dia 13 de janeiro

 

Por Victoria Hope

A POC CON, feira LGBTQIA+ de quadrinhos e artes gráficas criada pelos artistas Rafael Bastos e Mário César, será presencial em 2022. Depois do sucesso da primeira edição em 2019 (com 75 artistas independentes e cerca de 3000 visitantes ), da versão reduzida, a POCket Con, e de duas edições virtuais, a feira reunirá os mais diversos talentos do Brasil.

A feira é de artistas LGBTQIA+, mas não é apenas para pessoas LGBTQIA+. Uma das maiores dificuldades é que acreditam que esses artistas criam apenas para dentro da comunidade. Às vezes o público que é de fora acaba pensando isso. É preciso quebrar a ideia de que esse é um tipo de produção que se retroalimenta. A maior parte de cultura que a gente consome são feitas por pessoas hétero. Todo tipo de arte pode ser consumida por todo mundo”, diz Rafael Bastos, co-criador e organizador da POC CON.

A segunda edição acontecerá na Casa de Portugal (Av Liberdade, 602. São Paulo - SP) no dia 18 de Junho de 2022. E continua com a missão de trazer visibilidade a artistas gráficos queers, a entrada permanecerá gratuita para o público geral e em local de fácil acesso: próximo à estação Liberdade (Linha azul do metrô).

"Nossa meta é dar visibilidade para autores LGBTQI+ que nem sempre têm as mesmas oportunidades que autores heterossexuais cisgêneros no mercado de trabalho e discutir questões de diversidade no ainda muito preconceituoso meio geek para combater homofobia, transfobia, machismo, racismo e xenofobia.", afirma Mário César, co-criador e organizador da POC CON.

Além da área de artistas independentes e empresas expositoras, o evento sediará, no mesmo local, palestras e bate-papos, além de cursos e oficinas e um concurso de cosplay. Em breve, a organização dará mais informações sobre a programação.

A inscrição para artistas acontecerá de 13 de janeiro até 6 de fevereiro.

Editoras e empresas interessadas em expor no evento ou patrocinar a POC CON podem se inscrever a partir de 13 de janeiro.

A inscrição para vendedores de alimentos e bebidas e o cadastramento de imprensa serão realizados mais adiante. Os links para os formulários de inscrição estarão disponíveis no site e redes sociais da POC CON.

Vale lembrar que o Vale de Talentos e a Gibiteca Digital continuam funcionando. O Vale de Talentos da POC CON é um banco de contatos para artistas LGBTQIA+ de todo o Brasil, no qual é possível filtrar a busca de talentos pelo estado de moradia, identidade de gênero, orientação sexual, etnia e área de atuação. A Gibiteca Digital conta com dezenas de quadrinhos de autores queers disponibilizados gratuitamente para leitura pelo site da feira.

0 comments: