Navigation Menu

Sundance 2022 | The Worst Person in The World

 

Por Victoria Hope

A terceira grande estreia da primeira noite do Sundance, que aconteceu hoje (20), foi o aclamado, A Pior Pessoa do Mundo,  que teve sua estreia em Cannes no ano passado e agora oficialmente é lançado para a grande crítica internacional que participa do Festival Sundance desse ano.

Os cineastas noruegueses Joachim Trier e Eskil Vogt roteirizam juntos The Worst Person in The World, de título original Verdens verste menneske. No longa dividido em doze capítulos, com um prólogo e um epílogo, acompanhamos quatro anos da vida de Julie (Renate Reinsve), uma jovem que navega nas águas turbulentas de sua vida amorosa e se esforça para encontrar seu caminho na vida profissional, levando-a a ter um olhar realista sobre quem ela realmente é.

O filme é um ode à juventude, principalmente aos millenials que estão na transição dos vinte aos trinta anos e em meio a encontros e desencontros, tentam desvendar quem realmente são e onde gostariam de estar, não apenas profissionalmente, como também emocionalmente.

The Worst Person in the World / Ab Svensk filmindustri

Apesar da divisão de 12 capítulos distintos como comentado anteriormente, o longa não é de modo algum cansativo, pois convida o público a explorar de forma íntima a vida de uma mulher que está apenas tentando encontrar o seu lugar no mundo, de forma leve e despretensiosa.

Julie é uma personagem que com certeza fará muitas pessoas se identificarem com sua história, pois ela é aquela mulher que tira notas altas e quer ser médica, mas aí se distrai e tenta psicologia, depois vai para fotografia e por fim, começa a tentar a carreira como escritora. Toda sua jornada mostra que está tudo bem mudar de área, mudar de ideia e não necessariamente se apaixonar pela primeira carreira que gostaria de atuar, afinal, a vida é uma eterna descoberta e uma coisa que nossa protagonista tem de sobra, é tempo para explorar tudo isso. 

O filme conta com algumas piadas meio bestas com ânus entre outras coisas, mas isso ocorre de forma extremamente criativa para mostrar realmente todo o amadurecimento da personagem até a chegada do epílogo, afinal ela pode brincar, mas isso não quer dizer que ela seja imatura, pelo contrário, ela tem muitos planos de vida e está seguindo em frente, deixando a vida levá-la da melhor forma possível. The Worst Person In the World merecia estar entre os indicados de Melhor Filme Intenacional no Oscar 2022, resta esperar e torcer para que o filme ganhe mais reconhecimento.   

NOTA: 10/10

0 comments: