Navigation Menu

Sundance 2022 | When You Finish Saving the World

 

Por Victoria Hope

E começa oficialmente o primeiro dia do Festival Sundance 2022, um dos maiores eventos de cinema indie dos Estados Unidos e para começar já com um projeto incrível, a grande estreia da noite foi o longa When you Finish Saving the World, marcando a estreia direcional de Jesse Einsenberg (A Rede Social), com presença de Finn Woldfhard (Stranger Things), Julianne Moore (Hannibal) e Alisha Boe (13 Reasons Why no elenco.

When You Finish Saving the World é baseado no romance de mesmo título escrito por Jesse Eisenberg em 2020. O livro se concentra em uma família de três, Nathan e Rachel, e seu filho Ziggy, e brinca com tempo de uma forma interessante, pois encontramos cada um deles em diferentes momentos de suas vidas e seus relacionamentos uns com os outros. 

A produção do audiobook é estrelada por Wolfhard no mesmo papel, assim como Kaitlyn Dever como Rachel e Eisenberg como Nathan. A produção recebeu o Prêmio Audie de melhor trabalho original em 2021.

Alisha Boe e Finn Wolfhard 

Seguindo o padrão que já conhecemos, Ziggy (Wolfhard), é um adolescente imaturo sem muito talento, mas que possui mais de vinte mil seguidores nas redes sociais e apesar de ter uma enorme plataforma, não liga muito para questões políticas como todo adolescente e suas músicas chiclete pouco tem a dizer,  já Lila (Boe), a garota da escola pela qual ele está apaixonado, é uma menina mais madura, que gosta de discutir sobre política e questões sociais.

O filme inteiro brinca com as possibilidades e aborda como a geração Z tem focado mais em questões importantes para a sociedade que vão muito além da estética e da diversão e como o grupo mais jovem se divide entre uma parte mais engajada socialmente e outra, que não busca entender mais sobre política ou assuntos mais sérios. Ao mesmo tempo em que seguimos o núcleo do filho, acompanhamos a rotina diária de sua mãe, Evelyn (Moore), uma assistente social que comanda um abrigo para mulheres que sofrem com violência doméstica e está sempre pronta para ajudar quem mais necessita, mas infelizmente não consegue se conectar com seu filho adolescente. 

Em momentos, parece que mãe e filho sequer falam a mesma língua, afinal, são duas gerações muito diferentes, com pensamentos e valores diferentes. Quando a internet é uma das maiores ferramentas de comunicação, o que familiares de gerações mais antigas podem fazer para se conectar com os adolescentes da casa e ao mesmo tempo, vice-e-versa. Será que a internet não pode conectar pais e filhos e será que os filhos, fora do mundo virtual, podem se conectar mais com os pais?

Com uma trilha sonora serena e uma fotografia delicada que encanta, o filme nos consegue transportar para momentos mais simples, quando ainda era possível sair e se conectar com pessoas novas, conhecer um pouco mais sobre si mesmo e  até mesmo conhecer mais sobre as pessoas que moram em sua casa.

A grande ironia do longa é que os protagonistas precisaram estar distantes para finalmente entenderem um pouco mais sobre cada um e como se colocar no lugar do outro é essencial, independente da distância entre gerações dentro da mesma família. 

When You Finish Saving the World, baseado no livro autoral de Jesse Eisenberg, é sem duvida uma ótima estreia direcional do ator e agora diretor e com certeza, espera-se que ele traga mais projetos como esse para as grandes telas no futuro. 

NOTA: 8/10

0 comments: