Por Victoria Hope
E começa oficialmente o primeiro dia do Festival Sundance 2022, um dos maiores eventos de cinema indie dos Estados Unidos e para começar já com um projeto incrível, a grande estreia da noite foi o longa When you Finish Saving the World, marcando a estreia direcional de Jesse Einsenberg (A Rede Social), com presença de Finn Woldfhard (Stranger Things), Julianne Moore (Hannibal) e Alisha Boe (13 Reasons Why no elenco.
When You Finish Saving the World é baseado no romance de mesmo título escrito por Jesse Eisenberg em 2020. O livro se concentra em uma família de três, Nathan e Rachel, e seu filho Ziggy, e brinca com tempo de uma forma interessante, pois encontramos cada um deles em diferentes momentos de suas vidas e seus relacionamentos uns com os outros.
A produção do audiobook é estrelada por Wolfhard no mesmo papel, assim como Kaitlyn Dever como Rachel e Eisenberg como Nathan. A produção recebeu o Prêmio Audie de melhor trabalho original em 2021.
Alisha Boe e Finn Wolfhard |
Seguindo o padrão que já conhecemos, Ziggy (Wolfhard), é um adolescente imaturo sem muito talento, mas que possui mais de vinte mil seguidores nas redes sociais e apesar de ter uma enorme plataforma, não liga muito para questões políticas como todo adolescente e suas músicas chiclete pouco tem a dizer, já Lila (Boe), a garota da escola pela qual ele está apaixonado, é uma menina mais madura, que gosta de discutir sobre política e questões sociais.
Com uma trilha sonora serena e uma fotografia delicada que encanta, o filme nos consegue transportar para momentos mais simples, quando ainda era possível sair e se conectar com pessoas novas, conhecer um pouco mais sobre si mesmo e até mesmo conhecer mais sobre as pessoas que moram em sua casa.
A grande ironia do longa é que os protagonistas precisaram estar distantes para finalmente entenderem um pouco mais sobre cada um e como se colocar no lugar do outro é essencial, independente da distância entre gerações dentro da mesma família.
When You Finish Saving the World, baseado no livro autoral de Jesse Eisenberg, é sem duvida uma ótima estreia direcional do ator e agora diretor e com certeza, espera-se que ele traga mais projetos como esse para as grandes telas no futuro.
NOTA: 8/10